domingo, 13 de maio de 2012

Under Pressure

Em vez de uma exposição de argumentos contra a tauromaquia, queria hoje fazer um apelo. Não um apelo aos aficionados. E não um apelo aos "anti", como por aí somos chamados. Queria fazer um apelo aos neutros. Àqueles que ainda não decidiram qual a posição que gostariam de tomar, aos que simplesmente decidiram que não se iriam pronunciar sobre este assunto. Apelo a que, por favor, se levantem do vosso conforto e digam aquilo que pensam! Acima de tudo apelo às pessoas que se encontravam na mesma situação que eu! Apelo a quem simplesmente não diz nada por vergonha ou medo! Sermos criados num meio tipicamente tauromáquico não nos torna necessariamente aficionados! Temos direito à nossa opinião. Temos direito à nossa liberdade! E maioritariamente, temos direito a nos manifestarmos se algo nos revolta. Ficar calado e esperar, ver como as coisas correm não é a atitude correcta. É esse o tipo de mentalidade que permitiu que espetáculos de sangue como as corridas de touros se mantivessem até hoje. Há uma necessidade de nos levantarmos dos nossos sofás e falarmos. Gritarmos. Se existe alguma hipótese de acabarmos com a barbárie da tauromaquia em Portugal, essa hipótese depende de quem não fala por medo ou vergonha levantar a voz e perder todo o receio de o fazer. Mostrem a cara. Se pensam que vos é indiferente, por favor informem-se. Tenho a noção que qualquer pessoa, minimamente informada, não consegue ficar indiferente se tiver algum resquício de compaixão.
A mentalidade do "olhos que não vêm, coração que não sente" é errada. Foi uma conclusão a que cheguei tarde demais. Nas palavras de Mr. Mercury e Mr. Bowie "It's the terror of knowing/What this world is about". Mas temos que superar esse terror e abrir os olhos para realidade. Os lobbies querem fechar os nossos olhos e uniformizar o nosso pensamento. Não nos podemos conformar com o argumento " é cultura, não há nada que possamos fazer". Não! Lá por ser uma cultura do nosso país há algo que podemos fazer. Podemos levantar a voz e mostrar que a cultura está errada! Levantar a voz por quem não tem voz para levantar. Por quem grita sem ser ouvido, por quem chora sem verter lágrimas. Por um animal que não merece ser mutilado e humilhado por suposta diversão. Não se juntem à multidão, qual focas cegas batendo palmas de ignorância.
POR FAVOR, VAMOS ACABAR COM AS CORRIDAS DE TOUROS! A VOSSA AJUDA É NECESSÁRIA!

4 comentários:

  1. zé, trocando as palavras mas mantendo a ideia que o teu texto quer dizer, foi assim que eu começei a fumar... fui parvo, disse que sim e estraguei tudo, mas tinha 14 anos, sabia la eu oque queria, se fosse hoje nao ia experimentar por ser "fixe"... oque te quero dizer eque as pessoas a quem tu/voces querem recrutar para acabar com esta tradiçao , ja sabem perfeitamente se gostam ou nao gostam , aos que lhes é indiferente é indiferente... tas a tentar dar a volta quase pela parte sentimentalista a usar as palavras que usas (mutilado...etc)
    cada um puxa a brasa á sua sardinha mas ve la a maneira em que o fazes...
    ja que falas em liberdade,cada um se diverte como e com oque quer.
    dizes as pessoas para se informarem, informarem de que?? a tauromaquia nasce conosco como portugueses, uns gostam e outros nao! nunca ninguem se chateou ate agora e porque eque ta a haver tanta discussão agora? estranjeirismos... gente que nao conheçe, nem quer conheçer e dá tiros no escuro para defender uma ideia sem se importarem com os que são apologistas dessa ideia... acho que é egoismo da vossa parte quererem acabar com esta nossa tradição!
    acho muito bem que defendam os cães abandonados e mal tratados, isso sou o 1º a meter-me do vosso lado... agora com isto sou o 1º a virar-vos as costas.
    um abraço , bernardo m

    ResponderEliminar
  2. Bernardo, o começar a fumar foi uma opção tua, por mais errada que seja e mais mal que te faça. Estar na arena, ser espetado com farpas, ter que correr atrás de uma pessoa montada num cavalo e ter que dar um bom espectáculo para morrer com "dignidade" ou não morrer e entreter o público não me parece que seja opção do touro. Digam que é tradição, digam o que quiserem. Há países onde a tradição é apedrejar mulheres, fazer mutilação genital feminina (pessoas) ou até mesmo escalpar cães e gatos porque o pelo retirado enquanto vivos tem mais qualidade, dizem eles. Sim, sou contra touradas e concordo com o Zé quando diz que ninguém deveria ficar indiferente a esta actividade. Não tento mudar a opinião de ninguém, apenas argumento e cada um tira a sua conclusão e coloca-se na posição que achar correcta. Com cães e gatos és benevolente, com touros não. É a tua opinião.. lembra-te que também são animais, não criados para obedecer e fazer companhia mas sim para dar espectáculo e morrer na arena para a multidão aplaudir a sua morte. Enfim, não deverias ser o 1º a virar as costas, no mínimo poderias discordar mas respeitar. Fico por aqui. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. caro Anonimo,por alguma razão ha a distinçao entre animais racionais e irracionais, nem os toiros nem as galinhas escolhem o seu destino (nem nos as vezes) , nunca disse que ser toureado fosse uma opçao do toiro pois como te disse os animais nao opcionam este tipo de coisas, somos nos , o ser humano que ,á maioria deles, damos um rumo e um destino a sua vida. os paises em que falaste dessas tradiçoes sao paises do 3º mundo, nos somos? que eu saiba nao... se esta tradiçao engloba tanta arte , sustenta uma ou mais especies, governa familias , une grupos de amigos, é padroeira de festas, esta ligada á religião , ajuda a economia do nosso país ... por aí fora... então porque acabar com Ela? sou benevolente com os caes e com os gatos e tenho pena de qualquer animal que seja torturado mas uma corrida de toiros nao é nenhuma tortura... eu discordo e só respeito a vossa opiniao quando respeitarem a nossa. nao digo que seja o caso mas a maioria dos anti-taurinos nao opina nem argumenta, ataca... façam as vossas manifestaçoes façam videos, por mim façam tudo mas ja que pedem respeito correspondam , nem que seja so por amor ao Nosso país... por menos que queiram as corridas de toiros são tradiçao... isto nao é um assunto que se discuta por computador, para mim como aficionado , é-me quase impossivel argumentar por escrito para defender uma coisa que é quase um sentimento... é arte... um abraço , bernardo m.

      Eliminar
  3. Parabéns Zé pelo seu blogue. É muito bom ver jovens assim já tão conscientes e evoluidos!
    Continue, porque este é o caminho certo!

    ResponderEliminar